Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Revista EBD 1º Trimestre 2013- Elias e Eliseu

  A nova obra de José Gonçalves, Porção Dobrada, lançada pela CPAD, tem por finalidade analisar teológia e devocionalmente os ministérios proféticos de Elias e Elizeu, e compará-los com a realidade ministerial dos dias atuais. Quais lições pode-se depreender da vida e obra desses dois portentosos homens de Deus? Por que Eliseu tanto almejou, em dobro, o poder de seu reverenciado predecessor? O que significa “porção dobrada”? Que sentido bíblico-teológico tem esta expressão largamente utilizada por pregadores e ensinadores de diferentes matizes ao longo de várias gerações? Seria uma mera transferência das virtudes ministeriais naturais de Elias para Elizeu, ou um real revestimento do Espírito concedido ao herdeiro do profeta de Tisbé?

  Quase metade dos livros de Reis tem como protagonista os profetas Elias e Eliseu. 1 Reis 17 até 2 Reis 1, falam de Elias, e 2 Reis 2 até 13 de Eliseu, o sucessor de Elias no ministério profético em Israel. O contexto de atuação de Elias é o Reino do Norte, sobretudo durante o reinado de Acabe, que reinou de 875 até 853 antes de Cristo. Um período da história bastante turbulento em que este perverso rei e Jesabel, sua esposa, tentam introduzir em Israel o culto a Baal.

  Elias aparece então como o defensor da fé no Deus de Israel. A partir de 1 Reis 17, diversos episódios ilustram a maneira prodigiosa de Deus interagir com o profeta. Milagres e maravilhas são operados por Javé mediante a instrumentalidade do tisbita: foi alimentado por corvos, multiplicou o azeite e a farinha, e ressuscitou o filho da viúva de Sarepta (1 Rs 17.15- 17ss), desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo (1 Rs 18), e por fim, fugindo para o deserto para não ser morto, foi alimentado milagrosamente por Deus (1 Rs 19.5-8).

  No capítulo 2 de 2 Reis começa o relato do ministério de Eliseu. Já em 1Reis 19.16, Eliseu é ungido, por ordem do Eterno, como sucessor de Elias. Elias é arrebatado para o céu, num carro de fogo, e Eliseu fica com o manto do profeta, que autentica sua sucessão. A partir desse momento, quando recebe “porção dobrada” do espírito de Elias, uma espécie de herança e endosso divino, Elizeu começa a realizar uma série de milagres extraordinários; dentre tantos, a multiplicação do azeite e da farinha de uma viúva em dificuldades, e o mais conhecido de todos, inclusive lembrado por Jesus, a cura de Naamã, chefe do exército Sírio.

  Em Porção Dobrada, estes edificantes episódios, não apenas são relembrados e interpretados exegeticamente, mas aplicados à realidade da vida ministerial moderna, implicando suas crises, impasses e dissoluções.

  A tranquila e rápida sucessão de Elias por Eliseu, e a dificultosa tarefa de se fazer sucessores no ministério cristão de hoje, é sem dúvida alguma, um dos pontos culminantes da presente obra.

  Este tema, tão milindroso e evitado por líderes de diversos seguimentos da cristandade (em razão de sua máxima importância), tem sido recorrente nos escritos de Gonçalves (vide obra “Rastros de Fogo”, também publicada pela CPAD).

  O presente trabalho, que vem colaborar para a maior compreensão das verdades cristãs e estímulo da fé, não se esgota em si mesmo, uma vez que há no mercado literário outros de altíssimo valor teológico acerca do assunto. Todavia, é digno de nota, o fato de que jamais encontraremos comentários concordantes em tudo, uma vez que cada comentarista inevitavelmente, projeta boa parte de si, e de sua experiência no labor da pesquisa.

  Conheci o pastor José Gonçalves há pouco mais de dez anos quando estive ministrando em Teresina com a equipe do CAPED. Naquela ocasião Gonçalves não havia publicado nenhum de seus sete livros e seu nome não era conhecido em toda a extensão dos arraias assembleianos.

  Todavia, conversando com ele nos intervalos das aulas tomei conhecimento de suas empreitadas nas áreas da pesquisa e escrita teológicas. Seu jeito simples de ser e sua rara acuidade acadêmica, fizeram-me crer que de fato estava diante de um grande teólogo, escritor e educador cristão.

  O público estudioso da Bíblia está de parabéns por mais este oportuno trabalho. Estou convicto de que cumprirá plenamente a função a que se destina. A Deus toda a glória!


Marcos Tuler é pastor, educador, escritor, conferencista e reitor da FAECAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário